terça-feira, 31 de julho de 2012

Dados de reprovação e repetência do Ensino Médio


Os últimos números do Ministério da Educação (MEC) revelam que, em 2011, o índice de reprovação na rede pública e privada de ensino médio foi de 13,1%Em 2010, foi de 12,5%. Os alunos reprovados não conseguem ler, escrever e calcular com o mínimo de aptidão.
O Estado com o maior índice de reprovados foi o Rio Grande do Sul - 20,7% dos alunos.Em segundo lugar aparecem, empatados, Rio de Janeiro e Distrito Federal, com índice de 18,%, seguidos pelo Espírito Santo (18,4%) e Mato Grosso (18,2%).
Os Estados com os menores índices de reprovação foram Amazonas (6%), Ceará (6,7%), Santa Catarina (7,5%), Paraíba (7,7%) e Rio Grande do Norte (8%). 
 Os Estados com os maiores índices de repetência foram Sergipe (19,5%), Bahia (18,5%), Alagoas (15,2%), Rio Grande do Norte (14,9%) e Rondônia (14,2%). Os Estados com as menores taxas foram Mato Grosso (3,6%), Santa Catarina (4,4%), São Paulo (4,9%), Minas Gerais (7,3%) e Goiás (7,6%). 
FONTE: INEP
 A) Diante desse universo responda as duas enquetes sobre os fatores que dificultam sua permanência no ensino médio e sobre os fatores que determinariam seu abandono escolar.

B) Comente que ações podem ser realizadas para diminuir o abandono e a repetência escolar dos jovens brasileiros;

C) Construa uma tabela com os dados informados elencando por ordem crescente os Estados brasileiros e seus respectivos índices de REPROVAÇÃO E REPETÊNCIA;
Bom trabalho!!

25 comentários:

  1. Os professores deveriam procurar maneiras mais simples e leves para aplicar o conteúdo. Maior investimento do Governo na Educação.
    Incentivar os alunos a entender como aplicar o que se sente na escola no cotidiano e faze-los entender que e muito importante ter um bom aprendizado no ensino médio para ter uma maior facilidade no Ensino Superior e para ter capacitação para o mercado de trabalho.

    Nathalia Lima 2º C- Manhã

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. Professores capacitados que consigam elaborar aulas que atraia o interesse dos alunos, para que eles possam entender o maximo possivel. Que haja infraestrura e comprometimento com a educaçao de todas as partes, tanto professores, alunos e governo, entre tantas outras providencias que deve ser tomadas, para que assim possamos conseguir a diminuiçao de reprovaçao e desistencia do ensino medio.

      Alice Araujo 2°c manha

      Excluir
  2. O alto indice de desistência é por falta de interesse dos alunos mesmo.

    ResponderExcluir
  3. NOSSO ENSINO DEVERIA TER MAIS ISENTIVO MENOS CRITICAS DEVERIA TER MAIS OPORTUNIDADES E INTERESSES DAS DUAS PARTES TANTO DO ALUNO QUANTO DO PROFESSOR POIS SE TODOS SE UNIREM O ENSINO MELHORARÁ CADA VEZ MAIS!

    VANESSA FERREIRA 3°ANO B

    ResponderExcluir
  4. Para melhorar o ensino e diminuir os indices de reprovação nas escolas,acho que poderia ser criadas aulas inovadoras,como por exemplo aulas de campo,aulas fora do cotidiano,e diminuir um pouco as matérias,porque não adianta dar muito conteúdo para um aluno se no final das contas eles não aprende,quantidade não significa qualidade.
    Charmila Freitas 3°B Manhã'

    ResponderExcluir
  5. Deveria ter maior interesse por parte do Governo , investir na educaçao publica , como transporte , materiais , etc . Os professores realizarem aulas mais criativas , que incentive o aluno a participar , sair um pouco da rotina de sala de aula . E qua tenha mais interesse e reconhecimento por parte dos professores e autoridades com os alunos .

    Albanyza Aragão . 3° B , Manhã

    ResponderExcluir
  6. a)nada faria eu desistir logo no ensino medio.
    b)Educaçao basica deveria ser umas das prioridades de qulaquer governo.Entao, para atrair os jovens e impedir a evasao escolar é necssario que o país reforme seu modelo de educaçao atrves de grandes investimentos.
    Diorgenes 3ºb

    ResponderExcluir
  7. Mais professores nas escolas públicas! Mais oportunidades de aprendizado. Inserir o contéudo de forma mais simplificada, facilitando o aprendizado e incentivando a atenção na matéria.

    Ana Cláudia Ribeiro 2º C- Manhã

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente o governo deveria investir mais na educação,pois é a base de tudo o que iremos construir em nossas vidas,mas o que vemos é o abandono das escolas. Infelizmente alguns alunos colaboram com isso,mostrando desinteresse pelos estudos.É preciso melhorar muito a educação no nosso país.Deveria ter mais oportunidades nas escolas.
      Mayara Vanessa 2° C .

      Excluir
  9. na minha opiniâo as aula não deveria esta voltada só para as disciplina e sim um pouco voltada para vida dos alunos ,sendo acompanhada de perto por parte dos professores (o que se passa e o que ocasiona a falta de interrese e a desestencia desse alunos).É por parte do governo verbas para insentivos a esses projetos,palestra...

    Amanda 2 anoC-manhã

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  11. Muitas das vezes os jovens desistem do ensino médio por ter uma oportunidade de emprego, por não ter o apoio da família e entre outras coisas.
    Para as aulas ficarem melhores deveria ter mais dinâmica, mais aulas de video e de vez em quando umas aulas de campo.

    Rafael N°30 2°C

    ResponderExcluir
  12. As aulas serem melhor elaboradas , espaços de esportes como salas de jogos entre outras coisas. Ter mais oportunidade de curso para que o aluno tente se indentificar em qual aréa do trabalho pretende para seu futuro.
    Paulo H Lima Nº 29 2° C Manhã

    ResponderExcluir
  13. Mais espaço para o esporte dentro do colegio, mais incentivo dos professores de cada materia. Aulas mais dinâmicas com filmes,documentários,aulas de campo.
    Joelio Benedito Nº 16 2° C Manhã

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  15. Uma das principais causas de alunos abandonarem a escola é por causa de trabalho,que muitos precisam realmente do dinheiro,e outros é somente para tentarem ser independentes.
    Outro fator também que ocasiona o abandono é o fato de muitas gatotas estarem engravidando antes do tempo,e muitas não tem ajuda dos familiares,e acabam deixando a escola.

    O projeto foi como um insentivo tanto para as pessoas entrevistadas,como para nós mesmos,porque as pessoas com quem falamos deixou um exemplo para nós,o qual não devemos seguir.

    Esse projeto foi muito bom para a escola,por que mostrou para um pouco das pessoas do bairro,que a escola se importa com eles.


    NOME:RUTH LIMA N°:30
    2°C
    MANHÃ

    ResponderExcluir
  16. O projeto de pesquisa desenvolvido ao derredor da escola Osises Pontes ajudou ao núcleo gestor a entender quais os principais motivos de desistencia do ensino médio tendo com obervação a diminuição do número de alunos no turno da noite dando assim para saber o grande problema dos alunos no final de sua carreira escolar e deixando para a instituição de ensino uma ideia de como trabalhar com estes alunos de forma que não venham desistir dos seus estudos.

    Davi Gomes N°09 - 2°ANO C

    ResponderExcluir
  17. Os dados coletados por nos alunos da escola Osires Pontes,foi gratificante para que a direção da escola ficasse sabendo sobre a escolaridade de pais e parentes dos alunos da escola.Esse projeto nos mostra o quanto a sociedade não está muito preocupada com os estudos se tornando um aspecto muito preocupante.Más nos avaliadores aprendemos a avaliar pessoas com baixo ensino escolar,a elaborar textos críticos e até mapas.

    Nome:Fº Eudes
    2ºC
    manhã

    ResponderExcluir
  18. O Projeto sobre a aprendizagem da população da Escola Osires Pontes, fala um pouco dos pontos negativos e positivos. Como a desistência de algumas pessoas por falta de enteresse.E o ponto positivo é que tem alguma pessoas que pensa na vida e quer tem seu trabalho ha favor do seus estudos. Pra mim , foi muito bom participa desse Projeto por quê aprende mais sobre a aprendizagem, e os pontos mais frequentes da escolaridades, com os meus amigos da sala de aula.Aprende há se comunicar com as pessoas e eleborar os mapas.... Isso no ponto positivos e no ponto negativos não conseguirelaborar os graficos por falta de conhecimento. Nome: Ana Cláudia Ribeiro 2 ano Manhã

    ResponderExcluir
  19. O Projeto Ministrado pela professora Rosilene Aires, em relação a evasão no turno noturno , foi de grande importância para mim,me ajudou a ter um olhar mais critico ,para esse tema que acada dia vem se alastrado pelas escolas.Me senti mais interessado pelo tema que antes ,para mim era uma coisa normal e sem a minima importância. mais hoje posso perceber que esse e o motivo de outros poblemas ,que é o grande indice de reprovação e de desistência dos estudos, como foram registrados na pesquisas feitas pelos alunos (nos 2° -c ^^) mostraram que os principais motivos são para mim poblemas com soluções faceis mais que nescessitam de uma atenção especial,e mostra que as pessoas estão se prendendo a esses poblemas ,deixando eles tomarem conta de sua vida ,e se prejudicando^^
    LEVEM ESSE PROJETO A MAIS ESCOLAS E INCENTIVEM A MAIS ALUNOS A REPARAREM EM UM ASSUNTO QUE É DE GRANDE IMPORTANCIA HOJE.

    HENRIQUE MELO -N°27 2°ANO -C

    ResponderExcluir
  20. Esse projeto foi uma ótima iniciativa para que a escola podece compreender os motivos pelos quais muitos alunos, especialmente do turno da noite, estam desistindo dos estudos, assim podendo criar soluções para reverter essa situação. Foi muito interessante participar desse projeto, pode-se observar as diferentes opiniões das pessoas que moram em torno da escola,havia alguns que diziam que o estudo é muito importante, já outros, pareciam ter deixado de acreditar na educação. Para chegar a esse resultado foram feitas algumas etápas, observamos imagens de satélite, desenvolvemos mapas das áreas em que iriamos pesquisar e ainda fomos até os moradores para ouvir o que tinham a dizer. Foi uma boa experiência, espero que venham outros projetos como este, pois cosegue envolver o aluno totalmente, aprendendo de uma forma diferete. antes eu nem sabía que tinha esse grande número de evasão, mas hoje sim, possso e tenho orgulho em dizer que fiz parte desse projeto.

    Mayara Vanessa Nº24 2º ano "c"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou grata a todos que fizeram esse projeto junto comigo e informo-lhes que este projeto continua só que com outros objetivos e formato!

      Excluir