Formação do professor aprendiz 2013- curso de sensoriamento remoto
Olá cursistas,
é uma satisfação recebê-los nessa caminhada disponibilizo a vocês a agenda prévia do nosso curso lembrando que poderemos ter alterações.
26 a 31/08- Fundamentos do sensoriamento remoto/ sensores e satélites
02 a 07/09- Interpretação de imagens de satélite e fotografias aéreas
09 a 14/09- Construção do banco de imagens/ orientação de projetos
16 a 20/09- Uso do google earth para processamento de imagens e elaboração projetos didáticos
23 a 28/09-Orientação e construção de projetos
01 a 05/10-Divulgação de experiências didáticas com o uso do sensoriamento/ orientação de projetos
07 a 12/10-
21 a 26/10- Participação no Colóquio abrindo trilhas para os saberes
28 a 31/10-
Material didático da primeira semana poderá ser encontrado gratuitamente em:
Sensoriamento remoto
Satélites e sensoriamento remoto
Evento Nacional
I CONGRESSO NACIONAL MULTIDISCIPLINAR DE RUÍDO
AMBIENTAL URBANO E RUÍDO AÉREO
A temática proposta foi discutir ciência e
consciência e sustentabilidade socioambiental sob múltiplos olhares tendo em
vista a participação de profissionais com áreas de formação e atuações diversas
(médicos, advogados, engenheiros, urbanistas, professores, órgão ambientais e
jurídicos).
Este evento objetivou discutir o papel dos diversos
segmentos sociais na produção, fiscalização e punição dos ruídos urbanos e seus
reflexos na saúde e na qualidade de vida dos habitantes de Fortaleza e de
outras cidades no mundo. A programação foi composta por mesas redondas em
dois turnos (manhã e tarde). Concomitante a isso, ocorreram apresentações de
trabalhos e Workshop com temáticas diversas. Professores e profissionais de outras áreas estiveram presentes.
Participando da programação do evento-UNIFOR |
Palestra sobre ruído ambiental |
Curso em São Paulo
Professores de todo o país aprendem astronomia e sensoriamento remoto no INPE e o Ceará foi bem representado por mim!
A capacitação de educadores no uso das ferramentas de tecnologia espacial, como imagens de satélites e sistemas de informações geográficas, é uma tradição do INPE. Desde 1998, o curso “Uso Escolar do Sensoriamento Remoto para Estudo do Meio Ambiente” oferece aulas teóricas e práticas para ensinar sobre sensores e satélites, como se formam as imagens, escala cartográfica e outros fundamentos.
São apresentados exemplos do uso escolar das imagens de satélites, bem como as aplicações da tecnologia espacial na agricultura, no estudo do espaço urbano, da vegetação e de bacias hidrográficas. Promovido pela Divisão de Sensoriamento Remoto do INPE, o curso pode auxiliar o ensino de disciplinas como geografia, ciências, física, química e história.
Mais informações: www.dsr.inpe.br/vcsr
Evento local
Aproveitem para divulgar suas experiências caros professores!!!
A Universidade de Fortaleza (Unifor) inscreve, até o dia 10 de agosto, interessados em apresentar trabalhos durante o IV Encontro de Práticas Docentes, que acontecerá no dia 26 de outubro, no campus universitário, com o tema “Do Projeto Pedagógico aos Ambientes de Aprendizagem: Integração e Criatividade nas Práticas Docentes”.
O encontro, que tem como público os docentes de Instituições de Ensino Superior (IES), objetiva apresentar e valorizar práticas profissionais, favorecer a troca de experiências nos processos de ensino-aprendizagem entre professores de diversas áreas do saber e fortalecer a formação docente no âmbito das IES, incentivando o debate sobre práticas inovadoras e destacando a importância da pesquisa.
Os trabalhos inscritos deverão se adequar ao formato de artigo científico ou relato de experiência profissional, com extensão de até 15 páginas. A submissão está sendo feita pelo site www.unifor.br/encontros e todos os autores e co-autores precisam se inscrever no evento.
O encontro, que tem como público os docentes de Instituições de Ensino Superior (IES), objetiva apresentar e valorizar práticas profissionais, favorecer a troca de experiências nos processos de ensino-aprendizagem entre professores de diversas áreas do saber e fortalecer a formação docente no âmbito das IES, incentivando o debate sobre práticas inovadoras e destacando a importância da pesquisa.
Os trabalhos inscritos deverão se adequar ao formato de artigo científico ou relato de experiência profissional, com extensão de até 15 páginas. A submissão está sendo feita pelo site www.unifor.br/encontros e todos os autores e co-autores precisam se inscrever no evento.
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